sábado, 3 de julho de 2010

Para

O GRANDE SHOW DAS DANÇARINAS

(expressão plástico-musical)






O que é o show


Apresentação de casais jovens com extrema boa vontade para dançar mediante orientação e apresentação coreográfica, com a finalidade de fazerem evoluções rítimicas ao som de músicas instrumentais, ao tempo de três ou quatro minutos. Não é necessário ser bailarino(a) ou profissional de dança, é necessário que tenha interesse em executar (passos lentos mas ritimados em palco), sob as indicações e orientações do produtor Roberto Cunha Lima e dos orientadores.


Objetivos e público alvo


A intenção principal do show é atingir e agradar ao público de nove a 90 anos. Os “dançarinos” vivenciarão no palco, através de expressões plásticas e musicais, ritimos de músicas instrumentais de grandes orquestras dos anos de 1950/60 através das músicas da Outback Australian Orchestra e outras correlatas do chá chá chá.

Fundamentos


Na grande explosão de festas dos anos de 1950 a 1980, os clubes mais badalados da cidade de Fortaleza, fizeram nascer os famosos e apaixonados dançarinos dos clubes Maguary Esporte Clube, Náutico Atlético Cearense, Líbano Brasileiro, Iate Clube, Ideal e outros. Esses clubes contratavam as grandes orquestras para todos os eventos. Todos desejavam dançavam ao som das orquestras do Alberto Mota; Canhoto e seu conjunto; Os tremendões; Ivonildo e seu conjunto; Os Brasas; e orquestras da Espanha como Casino de Sevilha que não pararam durante anos – todas tocavam músicas caribenhas – instrumental – e Chá Chá Chá, além de Fox, boleros diversos, salsa, mambo, etc. músicas muito instrumentalizadas e ritimadas, que serviram e ainda servem de base para todos os músicos e dançarinos do mundo inteiro até hoje, inclusive, na época, a Tropicália e a Bossa Nova. Nesses eventos havia a oportunidade do homem e da mulher se divertirem dançando e conversando juntinhos. Foi através das conversas ao pé de ouvido, dançando agarradinho, que muitos casais apaixonados tiveram a chance inacreditável de se unirem. Hoje, em plena era do forró, esqueceram a nostalgia, a delicadeza, os pequenos gestos, etc. com isso, deseja-se alcançar, como um forte contraste musical, os saudosistas que freqüentavam semanalmente os grandes bailes da cidade de Fortaleza e que hoje já se encontram em idade de ter grandes lembranças. Desejamos, com esses ritimos, estilizar a dança do chá, chá, de forma suave, “andando no palco, com ritimo, no passo e no compasso da música, de forma que a coreografia se encaixe dentro de cada acorde musical, oferecendo a impressão COMO SE FOSSE UMA DANÇA.


Apresentação


O início da apresentação se dará com a abertura de cada música escolhida e treinada. Os casais ingressarão de imediato no palco executando a coreografia estabelecida para “cada momento” da música. Sem pressa e sem retardo, todas as evoluções rítimicas deverão ser cumpridas utilizando toda a extensão do palco, entrelaçando-se como programado, SEMPRE CIRCULANDO E VAZANDO O PALCO para imprimir outras dimensões.


Composição


As apresentações e evoluções serão constituídas de 20 pares. Todos deverão ter igual idade. O primeiro grupo de 10 pares deverá ser constituído de jovens com peso físico além do normal. Esses(as) mais fortes deverão dançar encenando, “em conformidade” com a sua estrutura física; esses terão de “vivenciar” mais os acordes graves. Todos deverão ter boas noções dos passos que irão executar. O outro grupo, composto também de 10 pares, deverá ser composto de pares mais esguios, para as evoluções dimensionadas, provavelmente mais rápidas, dentro dos acordes agudos e mais exigentes. Entretanto, todos deverão ter a mesma participação, compondo, em conformidade com os acordes musicais o mis en céne adequado para cada grupo – A cena composta pelos casais de maior peso deverá acompanhar com rigor todos os sons, mas, os sons graves e suaves pertencerão ao próprio estilo deles (mais lentos), em evoluções correspondentes. Todos deverão vestirem-se do mesmo modo com roupa leve, como as roupas estilo frevo, folgadas, cor azul claro, bem coloridas, com sapatos adequados. A todos é obrigatório o gregarismo, a consciência e a interatividade nas apresentações. É importante ousar com rigor fazendo as evoluções coreográficas com vontade, igualdade, leveza e determinação. Também deverá compor o SHOW, cinco casais de idosos, vestidos de paletó e camisa, (peletó azul céu e calça branca cheio de adereços). Eles ingressarão juntos, em dado momento, compondo uma parte adequada da música, provavelmente finalizando a apresentação, uma vez que o show tem a função de “mexer” não só os jovens, mas também de “balançar” o pessoal da terceira idade.




Duração

Cada apresentação terá a duração de até três a quatro minutos – o tempo exato de cada faixa musical do CD. O estilo apresentado aos casais será o Chá Chá Chá; dança de salão – Exclusivamente instrumental, em produção de um CD gravado pela Videolar Multimídia Ltda, Manaus - Don Pablo de Havana – music. E outras orquestras internacionais bastante ritimadas.


Músicas

Para citar algumas músicas vejamos as seguintes: Alguém me disse; El choclo; Andalucia; Na baixa do sapateiro; Together wherever we go; adios; Mustapha; Aquarela do Brasil; La cumparsita; Climb every mountain; Quero beijar-te as mãos; Delicado; Ou o CD – Dança de salão... Cada apresentação terá a sua coreografia específica sob a orientação do professor do coreógrafo e do jornalista Roberto Cunha Lima, sendo este o responsável pelas apresentações.

Final da apresentação

Todos os casais deverão estar preparados para o começo, meio e o fim de cada espetáculo, conforme o programado para a música, sob a orientação do coreógrafo e do produtor. Os casais dançarinos deverão ingressar e deixar o palco dançando, porque a cena deverá sempre estar aberta e em movimento. O encerramento se dará sempre através de uma ou duas fontes, (aqueles com maior desenvoltura) ou puxadoras dos cordões (Aqueles que ficarão como primeiro da fila). Eles sempre estarão direcionando os outros em todas as evoluções até o final da música, inclusive na ocasião de fechar o espetáculo e encerrar a apresentação (como se todos estivessem ligados nas mãos e nos pés por um mesmo fio). As fontes deverão ter em mente, no final do espetáculo, que deverão sair do palco dançando sozinho ou com o par, do mesmo jeito que iniciaram, até ingressar por uma das portas de saída do palco, nas laterais do palco, por onde todos deverão seguir na mesma ordem, até o esvaziamento total do show. É necessário acompanhar com atenção o encerramento da faixa musical, onde se dará o fechamento da cena e do show simultaneamente.



Reinício do espetáculo


O casal ou casais puxadores do cordão, ou cordões, ingressarão no palco pela mesma porta e reiniciarão no palco novas evoluções rítimicas conforme os diversos compassos musicais dentro da coreografia estabelecida para cada música. Cada música é uma “cena nova” do espetáculo a ser trabalhado conforme a interatividade programada para tal atividade.










15 de setembro de 2008




Responsável: Roberto Cunha Lima
jornalista - UFC – FENAJ 239 CE-DF
Residência – Rua João Cordeiro, n. 949 – Ed. Grand Vernissage – Ap. 1501 - Aldeota
Contatos: res. 32266518 – cel. 96522214
Imprensa universitária - 33667487

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Copyright © TOHAMAEDITOR